Concurso cosplay

Concurso – Regras básicas

  1. O concurso será realizado nos dias 8 e 9 de abril no Fórum Lisboa, durante o evento AniComics Lisboa 2017. No dia 8, terão lugar duas eliminatórias, das quais sairão os finalistas que irão concorrer na final no dia 9.
  2. A apresentação será individual ou em grupo e os participantes deverão realizar as suas apresentações baseadas nas personagens que estão a interpretar. São considerados válidos Cosplays de personagens de origem em qualquer tipo de media seja este desenhado ou filmado (anime, manga, comics, filmes, etc.), desde que o personagem seja de acesso público.
  3. Cada grupo não poderá exceder 3 (três) cosplayers.
  4. São permitidos a concurso participantes com fatos que não tenham sido elaborados pelo próprio (feitos por outrém, seja através de um familiar ou serviço). No entanto, caso o fato seja feito pelo próprio, o júri terá esse factor em consideração perante a avaliação do cosplayer.

Inscrição

  1. Os participantes podem inscrever-se unicamente através de e-mail, para o endereço anicomics.lisboa@gmail.com.
  2. As inscrições devem ser enviadas por e-mail até dia 26 de março de 2017 às 23h59. Inscrições recebidas após a data limite serão ignoradas. Caso seja necessário, o prazo de inscrições poderá ser alargado.
  3. O número de participações encontra-se limitado a 20 concorrentes (1 grupo de cosplayers conta como um único concorrente) ou 30 cosplayers individuais no total. Estes concorrentes serão seleccionados pelo Júri do concurso, depois de encerrado o prazo para as inscrições referido atrás.
  4. Os cosplayers oficialmente inscritos não pagarão bilhete nos 2 dias do evento, mesmo que não passem à final a realizar no Domingo.
  5. Nos dias 8 de abril (eliminatórias) e 9 de abril (final), todos os participantes devem confirmar a sua presença junto da organização do concurso de modo a receber o seu número de participação; os participantes devem chegar prontos e preparados no local da apresentação com uma hora de antecedência do horário estabelecido para o início do Concurso de Cosplay.

Actuação

  1. No decorrer das eliminatórias, cada participante individual terá 2 (dois) minutos para a sua apresentação. Cada grupo terá 3 (três) minutos para a apresentação. Após o tempo estipulado terminar, o participante ou grupo tem uma tolerância de 20 (vinte) segundos para o final da apresentação e saída do palco. Na final, os tempos definidos serão majorados em 30 segundos.
  2. A actuação deverá ser acompanhada de música e/ou vídeo a fornecer pelo concorrente, em formato digital, assim como de indicação de preferência das luzes no palco (ver ficha anexa).
  3. Após a apresentação de todos os cosplayers a concurso, cada concorrente ou grupo poderá ser de novo chamado a subir individualmente ao palco para um desfile simples, para ser observado pelo júri uma última vez, antes do processo de deliberação.
  4. Os concorrentes apurados para a final terão obrigatoriamente de repetir o mesmo fato e acessórios usados na eliminatória, mas poderão fazer um skit diferente, se assim o entenderem, podendo ou não usar os trinta segundos de majoração atribuídos aos finalistas.

Júri, Avaliação e Atribuição dos Prémios

  1. O júri será composto por Leonor Grácias (presidente do júri) e mais dois membros a anunciar oportunamente.
  2. O júri reserva-se o direito de excluir antecipadamente do concurso qualquer concorrente ou grupo de concorrentes que considere não cumprir os requisitos mínimos e exigíveis de qualidade a que o ANICOMICS Lisboa habituou os seus visitantes.
  3. O participante individual ou grupo será avaliado em 3 pontos:
    1. Construção do Fato e Acessórios
    2. Atenção ao detalhe e semelhança com o original
    3. Presença em Palco/Postura
  4. Cada eliminatória apurará 4 concorrentes para a final.
  5. O júri reserva-se o direito de seleccionar dois cabeças-de-série para cada uma das eliminatórias, mas estes não usufruirão de qualquer vantagem em relação aos restantes concorrentes. Esses restantes concorrentes serão agrupados por sorteio.
  6. Os 4 finalistas apurados em cada eliminatória serão indicados pelo júri, sem qualquer ordem de preferência.
  7. Na final, serão atribuídos 1º, 2º e 3º lugares aos participantes ou grupos com melhor pontuação, na categoria de Melhor Cosplay.
  8. Os prémios serão entregues em palco logo após o anúncio dos vencedores, de acordo com o seguinte:
    1. 1º Prémio de Melhor Cosplay: 200 EUROS em vale de compras oferecido pela Kingpin Books.
    2. 2º Prémio de Melhor Cosplay: 80 EUROS em vale de compras oferecido pela Kingpin Books.
    3. 3º Prémio de Melhor Cosplay: 50 EUROS em vale de compras oferecido pela Kingpin Books.

……………………………………………………………………..

Faz download da ficha de inscrição AQUI.